ANOS 50 – Os “Anos Dourados”
Alguns dos marcos da década de 50 são: o rock, Elvis Presley, Marilyn Monroe, vestidos rodados, (muitas vezes de bolinhas), óculos tipo gatinha e jeans.
Na beleza feminina dois estilos marcaram os anos 50, o das ingênuas chiques, encarnado por Grace Kelly e Audrey Hepburn, que se caracterizavam pela naturalidade e jovialidade, e o estilo sensual, fatal, das atrizes Rita Hayworth e Ava Gardner. As pin-ups americanas, loiras e com seios fartos, também fizeram sucesso e podem ser associadas ao estilo de Marilyn Monroe.
Os dois grandes símbolos de beleza da década de 50 foram Marilyn Monroe e Brigitte Bardot, que representavam uma mistura dos dois estilos, a devastadora combinação de ingenuidade e sensualidade.
Ao som do rock and roll, estilo musical que surgiu nos anos 50, a juventude norte-americana buscava sua própria moda. Foi assim que apareceu a moda colegial, inspirada no sportwear. As moças usavam, além das saias rodadas, calças cigarrete até os tornozelos, sapatos baixos, suéter e jeans.
O cinema lançou a moda do garoto rebelde, simbolizada por James Dean, no filme “Juventude Transviada” (1955), que usava blusão de couro e jeans. Marlon Brando também sugeria um visual displicente no filme “Um Bonde Chamado Desejo” (1951), transformando a camiseta branca em um símbolo da juventude.
Já na Inglaterra, alguns londrinos voltaram a usar o estilo eduardiano, mas com um componente mais agressivo, longos jaquetões de veludo, coloridos e vistosos, além de um topete enrolado. Eram os “teddy-boys”.