quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Cultura Hippie - Musica

  


          Normalmente, quem não possui um conhecimento mais profundo sobre o "universo" dos hippies associa a cultura hippie ao estilo de música chamado reggae. Jamaica, Bob Marley e maconha, muita maconha. A explicação para essa ligação tão estreita é que os hippies pregavam a paz, o amor, a liberdade sexual, o respeito ao ser humano, à natureza e o uso de drogas livremente. Na Jamaica, a maconha é liberada, além de ser a terra de Bob.

           Porém, a música que os hippies gostavam não se restringia somente ao reggae. Qualquer tipo de música ligado a proposta do movimento hippie. O pacifismo, a constestação à sociedade conservadora, a crítica social, as contradições da sociedade, qualquer música em que estivesse presente qualquer desses temas fazia parte do movimento hippie.

           Basta relembrar o Festival de Woodstock, festival de música mais importante da década de 60, no qual milhares de pessoas compareceram para celebrar a paz e reforçar a contracultura, movimento de caráter social e cultural. As características da contracultura seguidas pelos hippies: valorizar a natureza, busca pela paz, alimentação natural, anticonsumismo, vida comunitária, liberdade sexual e no uso de drogas. No Festival estiveram presentes diversos estilos de músicas, entre eles o folk, o rock, o blues. Nomes como Janis Joplin, considerada um símbolo do movimento hippies por suas músicas tratarem justamente sobre o pensamento que a contracultura passava, fizeram o som e celebraram o amor.

            Nomes da música que fizeram o festival: Santana, Creedence Cleawater Revival, Jefferson Airplane, The Who, Joe Cocker, Jimi Hendrix, Sha-Na-Na, Paul Butterfield Blues Band, Crosby, Stills, Nash & Young, Blood Sweat And Tears, Johnny Winter, The Band, Ten Years After, Leslie West/Mountain, Country Joe & The Fish, Sly & The Family Stone, Grateful Dead, Canned Heat, Incredible String Band, Keef Hartley Band, John B. Sebastian, Country Joe McDonald, Quill, Joan Baez, Arlo Guthrie, Melanie, Ravi Shankar, Tim Hardin, Bert Sommer, Sweetwater, Richie Havens.

            Assim, a "música do hippie" está muito mais ligada ao pensamento, a mensagem que a música passa, do que ao estilo.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Feira Hippie


    A Feira Hippie de Ipanema é a maior galeria de artes e artesanato do mundo, ao ar livre. 
    Funciona das 7:00 às 19:00 horas todos os domingos, na praça General Osório em Ipanema, sem exceção desde 1968.
 
    Atravessa já quatro décadas ininterruptamente, sendo mundialmente conhecida e apreciada, tanto por seus trabalhos sempre criativos e inovadores como também por seus clássicos.
 
    Após essa visita virtual, caso nunca tenha vindo visitar pessoalmente a nossa feira, não deixe de fazê-lo, o que sem dúvida irá deixá-lo(a) muito satisfeito(a).
 
    Após essa visita esperamos que seja mais um(a) a divulgar a nossa Feira. Agradecemos a visita ao blog e aguardamos a sua visita à feira.
 






quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Bob Marley




 

 Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley (Nine Mile, 6 de fevereiro de 1945 — Miami, 11 de maio de 1981), foi um cantor, guitarrista e compositor jamaicano, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o gênero. Marley já vendeu mais de 75 milhões de discos. A maior parte do seu trabalho lidava com os problemas dos pobres e oprimidos. Levou, através de sua música, o movimento rastafári e suas ideias de paz, irmandade, igualdade social, libertação, resistência, liberdade e amor universal ao mundo. A música de Marley foi fortemente influenciada pelas questões sociais e políticas de sua terra natal, fazendo com que considerassem-no a voz do povo negro, pobre e oprimido da Jamaica. A África e seus problemas como a miséria, guerras e domínio europeu também foram centro de assunto de suas músicas, por tratar-se da terra sagrada do movimento rastafári.
Hoje pode ser considerado o primeiro e maior astro musical do Terceiro Mundo e a maior voz deste. Suas músicas mais conhecidas são " I Shot the Sheriff "," No Woman, No Cry"," Could You Be Loved "," Stir It Up "," Get Up, Stand Up "," Jamming "," Redemption Song "," One Love/People Get Ready "e," Three Little Birds ", e tambem lançamentos póstumos como " Buffalo Soldier "e" Iron Lion Zion ". A coletânea Legend, lançada três anos após sua morte e que reúne algumas músicas de álbuns do artista, é o álbum de reggae mais vendido da história. Bob foi casado com Rita Marley de 1966 até a morte, uma das I Threes, que passaram a cantar com os Wailers depois que eles alcançaram sucesso internacional. Ela foi mãe de quatro de seus doze filhos (dois deles adotados), os renomados Ziggy e Stephen Marley, que continuam o legado musical de seu pai na banda Melody Makers. Outros de seus filhos, Kymani Marley, Julian Marley e Damian Marley (vulgo Jr. Gong) também seguiram carreira musical. Foi eleito pela revista Rolling Stone o 11º maior artista da música de todos os tempos