quinta-feira, 13 de junho de 2013

Jane Joplinz

                Jane  Joplin

    Janis Lyn Joplin nasceu em 19 de janeiro de 1943, e até hoje é reconhecida como uma das vozes mais marcantes do blues, sob influência do rock, que já passou pelo nosso planeta. Nasceu na cidade de Port Arthur, estado do Texas, EUA.
Janis Joplin no Festival de Woodstock
    Na infância cantou em coral e já ouvia muito blues. Estudou o secundário na escola Jefferson High School; depois de 1960, ingressou na Universidade do Texas, em Austin. Nos tempos de universidade iniciou uma postura rebelde cantando blues e folk. Em 1963, foi morar em San Francisco, onde trabalhou como cantora.
Janis Joplin no Festival de WoodstockNesta época já era usuária de drogas e bebidas, o que logo comprometeria a sua vida. Retornou para a sua cidade de origem para cuidar de problemas de saúde; em 1966, retorna a San Francisco onde fortalece sua dedicação pelo blues e aproximação com o grupo musical Big Brother & The Holding Company, do qual se torna vocalista, além de se inserir bastante na comunidade e tendência hippie, o que era muito forte em San Francisco.
Além de Janis Joplin, a banda Big Brother and the Holding Company era formada por Sam Andrew , James Gurley, Pete Albin e David Getz, a banda foi lançada pela gravadora Mainstream Records. A voz de Janis Joplin encantou a crítica e o público, a rouquidão impressa na versão de “Summer Time” contagiava a todos do festival de Monterrey, em 1967.
O sucesso levou a banda para a Columbia Records, que lançou o álbum “Cheap Thrills” em 1968, consagrando a cantora. A carreira solo de Janis Joplin foi iniciada em 1969, sua fama só aumentava sobre uma personalidade instável e dependente das drogas.
Em sua carreira solo formou a banda Kozmic Blues Band e depois a Full Tilt Boogie Band. Trabalhou na composição do álbum Pearl com as músicas “ Me and Bobby McGee” e “Mercedes Benz”, porém o álbum foi um lançamento póstumo com duas faixas a menos, dias após as gravações a cantora havia sido encontrada morta num quarto de hotel.
Joplin morreu em 4 de outubro de 1970, na cidade de Los Angeles, Califórnia, aos 27 anos de idade, de overdose de heroína. A cantora foi homenageada de várias formas, as cinzas de seu corpo cremado foram jogadas no Oceano Pacífico e sua vida foi contada no filme “The Roses”.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

                  HIPPIE ANOS 60

Tendências populares na cultura hippie
Na década de 60, o movimento de contracultura hippie emergiu. Devido ao baby boom após a Segunda Guerra Mundial, havia 70 milhões de adolescentes e jovens adultos nos Estados Unidos. A juventude americana rejeitou os valores tradicionais de seus pais, formando a sua própria cultura, estética, crenças e valores. Os hippies praticavam o amor livre, defendiam o "flower power", experimentaram drogas e expandiram os limites do que era aceitável na cultura americana.


Estilo de vida

Muitos hippies experimentaram drogas, principalmente a maconha e o LSD, para expandir sua consciência. Este movimento foi liderado por Timothy Leary, que incentivou os jovens a "ligar, sintonizar e pular fora". Os hippies viviam em comunas e tinham relações sexuais abertas, ou "amor livre". O vegetarianismo e ambientalismo foram introduzidos na América pelos hippies. Praticavam o espiritismo, a religião oriental, a medicina alternativa e a astrologia, por isso a década ficou conhecida como "Era de Aquário".

Política

O movimento hippie foi em parte uma reação à Guerra do Vietnã e o alistamento forçado de jovens. Os alistados queimavam seus cartões de alistamento ou fugiam para o Canadá. O lema antiguerra e pacifista dos hippies era "Faça amor, não guerra". Protestos contra a guerra eram comuns, especialmente nos campi universitários. Direitos das mulheres e igualdade racial também foram questões muito importantes que os hippies apoiaram. No entanto, muitos hippies, embora politicamente conscientes, preferiram "pular fora" da sociedade, em vez de se envolver ativamente em protestos e lutas políticas.

Música

A música era uma parte importante da cultura hippie. Os festivais começaram com o "Encontro das Tribos", em San Francisco, 1967. O festival de música hippie mais famoso é o Woodstock, onde mais de 400.000 pessoas se reuniram para um concerto de três dias em 1969, em Woodstock, Nova York. A música folk, o rock ácido e psicodélico eram gêneros populares. Músicos associados à cultura hippie incluem Bob Dylan; Joan Baez, o Grateful Dead, Peter, Paul e Mary, Jefferson Airplane e os Beatles.