quinta-feira, 6 de junho de 2013

                  HIPPIE ANOS 60

Tendências populares na cultura hippie
Na década de 60, o movimento de contracultura hippie emergiu. Devido ao baby boom após a Segunda Guerra Mundial, havia 70 milhões de adolescentes e jovens adultos nos Estados Unidos. A juventude americana rejeitou os valores tradicionais de seus pais, formando a sua própria cultura, estética, crenças e valores. Os hippies praticavam o amor livre, defendiam o "flower power", experimentaram drogas e expandiram os limites do que era aceitável na cultura americana.


Estilo de vida

Muitos hippies experimentaram drogas, principalmente a maconha e o LSD, para expandir sua consciência. Este movimento foi liderado por Timothy Leary, que incentivou os jovens a "ligar, sintonizar e pular fora". Os hippies viviam em comunas e tinham relações sexuais abertas, ou "amor livre". O vegetarianismo e ambientalismo foram introduzidos na América pelos hippies. Praticavam o espiritismo, a religião oriental, a medicina alternativa e a astrologia, por isso a década ficou conhecida como "Era de Aquário".

Política

O movimento hippie foi em parte uma reação à Guerra do Vietnã e o alistamento forçado de jovens. Os alistados queimavam seus cartões de alistamento ou fugiam para o Canadá. O lema antiguerra e pacifista dos hippies era "Faça amor, não guerra". Protestos contra a guerra eram comuns, especialmente nos campi universitários. Direitos das mulheres e igualdade racial também foram questões muito importantes que os hippies apoiaram. No entanto, muitos hippies, embora politicamente conscientes, preferiram "pular fora" da sociedade, em vez de se envolver ativamente em protestos e lutas políticas.

Música

A música era uma parte importante da cultura hippie. Os festivais começaram com o "Encontro das Tribos", em San Francisco, 1967. O festival de música hippie mais famoso é o Woodstock, onde mais de 400.000 pessoas se reuniram para um concerto de três dias em 1969, em Woodstock, Nova York. A música folk, o rock ácido e psicodélico eram gêneros populares. Músicos associados à cultura hippie incluem Bob Dylan; Joan Baez, o Grateful Dead, Peter, Paul e Mary, Jefferson Airplane e os Beatles.



Nenhum comentário:

Postar um comentário